понедельник, 30 апреля 2018 г.

Linkedin stock options employee


Quanto dinheiro um gerente de produtos do Facebook faz, incluindo estoque - e por que eles ainda não se sentem ricos.
Cerca de 4h da manhã antes do IPO em 2018, quando toda a empresa ficou em um 'hack-a-thon'. mas as pessoas geralmente se encontravam penduradas e bebiam. Antonio Garcia Martinez.
Antonio Garcia MartinezW juntou-se ao Facebook como gerente de produto logo antes do seu IPO em 2018. Ele foi contratado para trabalhar nos produtos publicitários do Facebook, e ele finalmente criou a troca de anúncios FBX condenada.
Garcia Martinez deixou a empresa em 2018 e depois escreveu o livro "Caos Monkeys", uma descrição do que é trabalhar com Mark Zuckerberg no Facebook em Menlo Park, Califórnia. "Caos Monkeys" é provavelmente a melhor e mais detalhada descrição do que é como trabalhar na rede gigante de redes sociais do ponto de vista dos funcionários comuns.
O livro revela que muitos deles são muito bem compensados. Isso não é surpreendente, já que a concorrência para trabalhadores tecnológicos no norte da Califórnia é intensa. Mas Garcia Martinez foi um passo além disso. Ele detalhou exatamente o que ele foi pago, em salário, estoque, opções e bônus. Enquanto os salários no Facebook não são um segredo, é incomum ver um funcionário do Facebook descrever sua compensação de forma detalhada.
Acontece que, mesmo quando você recebe um pacote no valor de quase US $ 1 milhão, você ainda não se sente rico, Garcia Martinez escreve: В.
A oferta original do Facebook foi de 75.000 ações, adquirindo mais de quatro anos, além de um salário de US $ 175.000. Eu tinha conseguido vender o equivalente a 5.000 ações na frente em dinheiro para pagar cartões de crédito, um carro novo (com a placa ADGROK, é claro), e o velejador em que eu estava vivendo - cerca de US $ 200.000 em dinheiro, todos juntos . Isso deixou 70 mil ações. Assumindo o desempenho nominal, tanto do eu quanto da empresa (nossos bônus foram um produto de avaliações de desempenho individuais e um multiplicador de toda a empresa escolhido de forma mais ou menos arbitrária por Zuck), eu recebo um bônus em dinheiro na faixa de 7 a 15 por cento.
Garcia Martinez disse que seu comp funcionou assim, no dia do IPO:
$ 38 por ação Г - (70.000 ações Г · 4 anos + 3.000 ações bônus anual) + ($ 175.000 salário base + $ 17.500 bônus anual bruto) = $ 971.500 por ano [cerca de ВЈ800,000].
Mas então . impostos! E Silicon Valley preços dos imóveis!
Depois que o IRS tomou seu pedaço, Garcia Martinez ficou com cerca de US $ 550.000. Os apartamentos na área de São Francisco começam em US $ 1 milhão e subiram US $ 3 milhões para uma casa legal, mas modesta. Então, mesmo quando você é um quase-milionário em SF no papel, suas circunstâncias reais ainda podem se sentir decididamente de classe média, diz Garcia Martinez.
E, se ele tivesse segurado uma dessas ações, Garcia Martinez seria ainda melhor agora. Enquanto o FB mergulhou nos adolescentes após o IPO, ele agora está negociando em US $ 131. В.
Muitos funcionários do Facebook se juntaram à empresa muito mais cedo do que ele, e emergiram dos multi-milionários do IPO. Isso apareceu mais tarde, diz Garcia Martinez, sob a forma de "um certo ar debauched" dentro da empresa à medida que as pessoas derramaram carros de luxo:
Eu não percebi tudo isso, sentado no primeiro dia em que a empresa era pública, olhando para o preço das ações, mas em breve. Eu não vejo que apenas minhas fortunas mudam (mesmo que não de uma maneira completamente diferente) muito rapidamente; aqueles de todos os lados também mudariam. Das noites ligeiramente ridículas (lembro-me de um jantar de bolo duplo e contas de restaurantes de quatro figuras em algum lugar), para a acumulação bastante rápida de Porsches, Corvetas e até mesmo a estranha Ferrari no estacionamento, as coisas assumiram um certo desastroso no facebook, apesar de todo o clamor corporativo por uma disciplina austera. Isso foi tudo no futuro. Naquele momento, pareceu que eu finalmente vivi em algo acima de um nível de subsistência, e tenho mais do que amendoins no banco.
Garcia Martinez agora mora em um barco no estado de Washington.
VEJA TAMBÉM: namoro, segredo e codificação: como é seu primeiro dia quando você obtém um emprego no Facebook.
AGORA: eu tentei o treino de 7 minutos por um mês - aqui está o que aconteceu.
Recomendado para você Powered by Sailthru.
Quanto dinheiro um gerente de produtos do Facebook faz, incluindo estoque - e por que eles ainda não se sentem ricos.
Antonio Garcia Martinez se juntou ao Facebook como.
Recomendado para você.
Tech Emails & amp; Alertas.
Obtenha o melhor do Business Insider entregue à sua caixa de entrada todos os dias.

Mashable.
O último interesse na indústria de tecnologia recentemente assediado: levando o dinheiro do CEO.
Jeff Weiner, CEO da LinkedIn, perdeu seu bônus anual de US $ 14 milhões e concordou em distribuir essas ações aos funcionários que sofrem de lagartas financeiras após o estoque no mês passado, confirmou a empresa nesta semana.
"Jeff decidiu pedir ao Comitê de Remuneração renunciar a sua bolsa de capital anual e, em vez disso, colocar essas ações de volta no pool para os funcionários do LinkedIn", disse Joe Roualdes, um porta-voz do LinkedIn, em um comunicado fornecido à Mashable.
A decisão ocorre quase um mês depois que o LinkedIn lançou um relatório decepcionante sobre os ganhos do trimestre de férias, o que levou os investidores a abandonar o estoque, reduzindo efetivamente o valor de mercado da empresa pela metade em questão de dias.
Weiner logo transformou a reunião regular de todas as mãos da empresa em uma grande discussão, lembrando aos funcionários que o LinkedIn ainda é "a mesma empresa que fomos no dia anterior ao nosso anúncio de ganhos".
O discurso motivacional e a oferta de bônus são lembretes notáveis ​​de que os preços das ações são mais do que apenas métricas de vaidade para empresas de tecnologia proeminentes, apesar do ponto de conversa usual de que os executivos e os funcionários tentam ignorar as flutuações e ficar "de cabeça para baixo".
Os empregados que se juntaram ao LinkedIn no ano passado agora podem ter opções de estoque que estão sob a água, o que prejudica a moral do LinkedIn e a capacidade de manter empregados promissores.
Da mesma forma, novas contratações potenciais podem olhar para o estoque de desmaiar e optar por trabalhar em uma das startups de bilhões de dólares por aí que aparecem nos concorrentes de cima e de cima, ou negociados publicamente, como o Facebook, cujas ações geralmente tendem a ser direção correta.
Weiner não é o único CEO de tecnologia que perde uma parcela de suas ações para funcionários em um mercado difícil.
Jack Dorsey, CEO e co-fundador do Twitter, anunciou em outubro que ele daria um terço de sua grande participação na empresa de volta aos empregados para "reinvestir diretamente em nosso povo".
1/3 do meu estoque do Twitter (exatamente 1% da empresa) para nosso pool de ações de funcionários para reinvestir diretamente em nossas pessoas.
O Twitter, ainda mais do que o LinkedIn, viu que o preço das ações atingiu um novo recorde de todos os tempos após o outro nos últimos meses, enquanto os investidores perderam a confiança em seu plano de reviravolta e passaram a apostas mais seguras no que provou ser um mercado global muito volátil globalmente .
Tem alguma coisa a adicionar a esta história? Compartilhe isso nos comentários.

Por que o mergulho das ações do Twitter é especialmente ruim para seus funcionários.
As ações do Twitter caíram 27% nas últimas duas semanas, já que potenciais compradores retiraram seu interesse. Na sexta-feira, a Salesforce tornou-se a última a abandonar.
div> div. group> p: first-child ">
Enquanto os investidores estão sofrendo, o slide é um problema maior para os funcionários.
Isso porque o Twitter tem sido altamente dependente do estoque como uma forma de pagamento dos funcionários. A despesa de remuneração baseada em ações do Twitter em 2018 de US $ 682,1 milhões representou 18% da receita, mais do que qualquer outra empresa de tecnologia dos EUA com um valor de mercado de pelo menos US $ 1 bilhão, de acordo com a FactSet.
O Twitter está negociando 35 por cento abaixo do seu preço de IPO, punindo a moral da empresa e deixando muitos funcionários segurando papel com valor de afundamento. Eles não estão prevendo muita melhoria. Apenas 54 por cento dos funcionários do Twitter pesquisados ​​pelo site de revisão da empresa Glassdoor têm uma perspectiva de negócios positiva, abaixo de 73,9 por cento há um ano.
Com o Alphabet, a Disney, a Apple e agora a Salesforce, recusando-se a fazer uma oferta, uma corrida de funcionários para as saídas não seria surpreendente.
Twitter sentimento dos funcionários.
"Isso torna mais fácil para alguém ir perseguir-los, sem dúvidas", disse Brian Wieser, analista do Pivotal Research Group, que ainda tem uma classificação de "compra" no estoque.
Um porta-voz do Twitter se recusou a comentar esta história, citando o período silencioso da empresa antes dos ganhos.
A Palo Alto Networks, um fornecedor de segurança, tem o segundo índice mais alto de despesa de remuneração baseada em ações para receita em 17%. Outras empresas com altos índices são o LinkedIn, que está sendo adquirido pela Microsoft, em 12%, e a Yelp, 11%, de acordo com a FactSet.
A despesa do Facebook é igual a 10% da receita e o Alphabet é de 4,9%.
As opções de ações e as unidades de estoque restritas (UREs) são formas populares de compensação em empresas de tecnologia emergentes, que não têm dinheiro para competir por talentos com empresas mais estabelecidas, mas podem atrair recrutas com a esperança de riquezas futuras.
Quando funciona, ele realmente funciona.
Basta perguntar aos funcionários do Facebook ou do Google que receberam opções em alguns dólares por ação e presos por tempo suficiente para vê-los vestir e converter em estoque negociável. Google Alphabet pai agora troca com mais de US $ 800 por ação e o Facebook é mais de US $ 125.
Mas após o slide da semana passada, as ações do Twitter valem US $ 16,88 por peça. A empresa estreou na Bolsa de Valores de Nova York em US $ 26 em 2018.
Em seu IPO, o Twitter tinha mais de 85 milhões de ações em circulação sujeitas a UREs com um valor médio de $ de concessão de US $ 16,89. Com cerca de 3.900 funcionários, o Twitter é quase duas vezes maior hoje do que era.
Quando as ações estavam negociando em US $ 40 e US $ 50 de 2018 até o início de 2018, os funcionários receberam pagamentos em ações restritas a esses preços.
Claro, os funcionários adiantados ainda estão em boa forma. O preço médio ponderado por ação das opções emitidas em 2018 e 2018 foi de 55 centavos e US $ 1,34, respectivamente, de acordo com o prospecto do IPO do Twitter.
Há uma rotação positiva para o slide do estoque, de acordo com Wieser. Empregados e clientes potenciais que vêem o alcance impressionante do Twitter e vêem o estoque como espancados podem estar entusiasmados com a oportunidade de acumular patrimônio com desconto.
"Se eles acreditam na empresa, eles têm que acreditar que o estoque é barato, caso em que eles sabem que a próxima emissão proporcionará valor", disse Wieser.
Isso é muito importante. O Twitter tem um enigma comercial que está sendo difícil de abordar.
O Facebook continua crescendo e a Snapchat está capturando a geração mais nova, mas o Twitter estagnou com o número de usuários ativos mensais aumentando apenas 3% no segundo trimestre do período anterior para 313 milhões. O crescimento das vendas de 20% no trimestre foi, de longe, a menor taxa de expansão desde o IPO da empresa.
A compensação de estoque "é mais um sintoma do problema do que um problema por si só", disse Aswath Damodaran, professora de finanças da Escola Stern da Universidade de Nova York, em um e-mail. "Os problemas do Twitter são mais fundamentais. Eles não conseguem descobrir como monetizar seus usuários".

Os funcionários do LinkedIn devem dar os polegares até a aquisição da Microsoft?
Para a força de trabalho do LinkedIn, existem alguns vencedores e perdedores na aquisição da Microsoft.
Da esquerda para a direita: o CEO da LinkedIn Jeff Weiner, a CEO da Microsoft, Satya Nadella, e o fundador do LinkedIn, Reid Hoffman. Fonte de imagem: LinkedIn.
Desde que tirou as rédeas do ex-CEO Steve Ballmer, a CEO da Microsoft (NASDAQ: MSFT), Satya Nadella, evitou muitas das dificuldades sofridas por seu antecessor. Uma das suas saídas de Ballmer foi a antipatia de Nadella para aquisições em larga escala, mesmo que possivelmente derrubasse com êxito a idéia de comprar o popular aplicativo de mensagens Slack. Esta é uma mudança que os investidores da Microsoft podem se concentrar: as aquisições em larga escala da Ballmer (o negócio de telefonia da Nokia e aQuantive, entre outros) são principalmente considerados um desperdício de capital para os acionistas.
Na segunda-feira, 4 de junho, Nadella reverteu o curso de aquisições em larga escala, aparecendo com o CEO da LinkedIn (NYSE: LNKD. DL), Jeff Weiner, para anunciar que a Microsoft pagaria US $ 26,2 bilhões pelo LinkedIn em um acordo global. Em uma base compartilhada, o acordo é de aproximadamente US $ 196 por ação, quase 50% acima do encerramento do dia anterior. Embora esse seja um grande prémio acima do preço de negociação do dia anterior, o LinkedIn estava negociando a esse preço há apenas seis meses e gastou a maior parte de 2018 acima de US $ 200 por ação.
Os relatórios subseqüentes fornecem informações sobre o negócio: de acordo com a Bloomberg Technology, o LinkedIn iniciou o processo de compra, ao invés de a Microsoft adotar a aquisição. Andrew Ross Sorkin, do New York Times, apontou para o uso intenso da remuneração baseada em ações como motivo para a aquisição. Aqui estão os vencedores e perdedores na recente remuneração baseada em estoque do LinkedIn.
As opções de compra de ações concedidas em 2018 parecem inúteis.
Os empregados que receberam opções sobre ações durante o ano de 2018 provavelmente perderão como resultado desse acordo. No relatório anual do LinkedIn, a empresa informou ter concedido 280.261 opções durante o ano com um preço de exercício médio ponderado de US $ 259,47 por opção. Com a oferta aceita pela Microsoft em US $ 195 por ação, mesmo sob o pressuposto favorável, as opções são totalmente adquiridas no caso de aquisição, essas opções ainda são inúteis. Embora não haja nenhuma promessa, essas opções acabariam por ser lucrativas, a garantia da Microsoft garante que não o fará.
No entanto, em geral, parece que muitos funcionários do LinkedIn ganharão dinheiro com o programa de opções de ações. A última declaração trimestral do LinkedIn coloca o preço de exercício médio ponderado de todas as opções investidas e esperado para adquirir a $ 101.40. A partir da data do último depósito do LinkedIn, a empresa reportou 2,46 milhões de opções, o que significa que as inúmeras opções de 2018 são apenas 11% do total total.
Há melhores notícias para os funcionários do LinkedIn que compraram ações através do plano de compra de ações dos empregados da empresa (ESPP). Em 2018, a empresa informou que os funcionários compraram quase 300 mil ações a um preço médio de exercício de $ 166 por ação. O LinkedIn concedeu aos empregados um desconto igual a aproximadamente 15% do preço mais baixo do período de abertura ou do período de encerramento. Parece que esses descontos permitiram aos participantes da ESPP lucrar quase US $ 30 por ação em ações compradas em 2018.
Uma bolsa mista para os acionistas da Lynda e RSU.
Em maio de 2018, o LinkedIn utilizou seu preço de ações de alta qualidade para adquirir a empresa de educação on-line Lynda em um acordo de US $ 1,5 bilhão. Aproximadamente 47% do negócio foi financiado com ações do LinkedIn. Naquele momento, o LinkedIn negociava US $ 194,49 por ação; o resto foi financiado principalmente com dinheiro. No geral, este foi um grande prêmio para os investidores em Lynda, que recebeu uma avaliação pós-monetária de US $ 1,186 bilhão há alguns meses antes.
O lado positivo da compra total da Microsoft é garantir que os acionistas da Lynda receberão o valor de US $ 1,5 bilhão originalmente acordado. No entanto, você não poderia culpar os funcionários da Lynda por se perguntarem qual o tipo de avaliação que teriam se eles permanecessem uma empresa privada.
Outro grupo de funcionários que saiu segurando um saco misto são funcionários concedidos unidades de estoque restritas, ou RSUs. Em 2018, o LinkedIn concedeu 3,9 milhões de UREs com um preço médio ponderado de US $ 243,33 por ação. Ao contrário das opções, as RSU têm valor mesmo se o preço do estoque estiver abaixo do preço do valor justo, mas geralmente estão sujeitos a impostos sobre o rendimento, incluindo os impostos FICA, ao preço concedido no momento em que o RSU cobra.
No artigo da Sorkin, o analista da RBC, Mark Mahaney, alega que o alto uso da remuneração baseada em ações prejudicaria a empresa no caso de o preço das ações continuar a negociar em seus níveis atuais: "O LinkedIn está entre os mais agressivos em usar a remuneração baseada em ações" - não há dúvida sobre isso. Se o estoque tivesse ficado para baixo, teria visto o engodo do empregado ". Se é verdade, é melhor para os funcionários e os acionistas do LinkedIn que a empresa busque um adquirente em vez de suportar uma porta giratória de talentos e múltiplos de avaliação em colapso como resultado.
Jamal Carnette não tem posição em nenhum estoque mencionado, mas vendeu o LinkedIn na segunda-feira após o acordo ter sido anunciado. O Motley Fool possui ações e recomenda LinkedIn. O Motley Fool possui partes da Microsoft. Experimente gratuitamente qualquer um dos nossos serviços de boletim Foolish durante 30 dias. Nossos tolos podem não ter todas as mesmas opiniões, mas todos acreditamos que, considerando uma diversidade de insights, nos torna melhores investidores. O Motley Fool tem uma política de divulgação.
Inspirado na idéia de "fazer o seu dinheiro trabalhar para você" em uma idade jovem, principalmente porque ele era um filho preguiçoso, Jamal transformou essa inspiração em um amor pela psicologia dos mercados, vantagens competitivas e investimentos temáticos. Ele mais tarde esquivou-se da preguiça, com uma carreira que incluía períodos como instrutor de hipoteca, um assessor financeiro, um Especialista em Comunicações de Investimentos Sr. e um corretor de ações. Jamal se formou na Universidade George Mason com um bacharelado em ciências em finanças, universidade americana com mestrado em finanças e é titular de CFA.

Linkedin stock stock empregado
O Twitter oferece opções de estoque em seus funcionários. Essa é uma má idéia.
O Twitter está em negociações com várias grandes empresas de tecnologia e entretenimento em uma compra potencial. Os pretendentes incluem Microsoft, Salesforce e Disney. O preço das ações da social media upstart surgiu em meio à especulação de uma venda, e isso poderia ser uma graça salvadora para sua gestão corporativa: os números de usuários do Twitter se estenderam, causando esquisição em Wall Street sobre as perspectivas de crescimento da empresa e enviando o preço das ações em um slide de dois anos.
Mas quem acabar comprando o Twitter também terá que descobrir uma situação incomum: como lidar com a grande quantidade de ações do Twitter entregues aos seus funcionários como uma forma de compensação.
Muitas empresas preparam programas de propriedade de ações em compensação de funcionários. Mas uma forma particular de estoque restrito - onde os funcionários recebem o direito ao estoque imediatamente, mas apenas obtêm estoque próprio depois de trabalhar por um certo período de tempo - retirou-se entre gigantes tecnológicas como LinkedIn, Yahoo e Alibaba. Mas o Twitter confia nisso de forma ainda mais desproporcional. Em 2018, o Twitter pagou US $ 682 milhões em remuneração baseada em ações, ou cerca de um terço de sua receita. Inevitavelmente, comprar o Twitter vai envolver a compensação de todas as pessoas que possuem essas ações. O que custará ao comprador um penny bonito. E também é ruim para os funcionários do Twitter.
Agora, existem muitas boas razões para compensar os trabalhadores com alguma propriedade em sua empresa. Dá aos empregados uma participação no destino a longo prazo de seu empregador. Para as startups do Vale do Silicon, em particular, o estoque obtém os funcionários entusiasmados com a fase de inicialização exagerada inicial antes que a empresa se torne pública. (Twitter foi público no final de 2018). Os planos de propriedade de ações dos empregados também podem ajudar a combater a desigualdade. Hillary Clinton quer usar cortes de impostos para atrair mais empresas para empregá-los.
Mas há maneiras melhores e mais inteligentes de compartilhar lucros do que de estoque generoso nos funcionários.
A compensação de estoque almeja os meios de subsistência dos funcionários para os caprichos dos mercados financeiros. Se o mercado de ações de repente decidir que não mais gosta de uma empresa, o valor do estoque dado aos funcionários cairá. Isso não é um problema se você assumir que o mercado de ações é um juiz confiável e preciso da qualidade de uma empresa. Mas essa é uma suposição muito tonta para fazer.
O mercado de ações não é nada, senão caprichoso. A base de usuários estagnada do Twitter não deve ser realmente um problema para a empresa. A empresa ainda é perfeitamente capaz de construir um negócio financeiramente sustentável que pague bem seus trabalhadores. Pode fazê-lo com uma base de usuários de tamanho estável. Mas o mercado de ações não quer isso. Ele quer números e pagamentos cada vez maiores. Isso forçou o Twitter a uma série de contorções e gambits - oferecendo streaming de vídeo de jogos de futebol e debates presidenciais sendo apenas o mais recente - para atender a demanda do mercado e tentar continuar crescendo sua base de usuários.
O preço do estoque em queda do Twitter também criou outro problema: uma vez que o valor total das ações detidas pelos trabalhadores do Twitter caiu, a empresa criou mais ações e deu-os aos funcionários para recuperar o valor total de suas ações e convencê-las a permanecer em vez de saindo para trabalhar em empresas concorrentes. Esses investidores certamente irritados que não são trabalhadores, uma vez que criar mais ações diluem o valor de qualquer ação compartilhada.
Este é o ponto-chave: os interesses das pessoas que trabalham em uma empresa e dependem dela para sua subsistência são fundamentalmente diferentes dos interesses dos investidores. Cada grupo quer que a empresa se comporte de forma diferente ao longo prazo - mesmo que ambos sejam tecnicamente "acionistas".
Se você deseja incentivar os funcionários com base no desempenho da empresa, não mede o desempenho da empresa usando o mercado de ações. Por que não usar os bônus trimestrais ou anuais retirados como um corte de lucros? Quanto maiores forem os lucros, maiores serão os bônus individuais.
Ou considere os direitos de voto dos funcionários para controlar a direção da empresa. A pesquisa sobre os planos de participação em ações dos empregados sugere que eles melhorem o desempenho da empresa somente se o aumento dos lucros dos trabalhadores aumentar a voz na tomada de decisões. Diferentes formas de compensação de estoque de empregados podem fornecer direitos de voto, mas geralmente somente após um período de tempo definido. Mas, há 60 ou 70 anos, as vozes dos trabalhadores foram aplicadas por uma via muito mais direta: a administração em muitas grandes indústrias literalmente teve que consultar os sindicatos antes de fazer qualquer coisa, para que os sindicatos não concordem e façam greve. Mesmo hoje, em países como a Alemanha, a legislação societária exige que os representantes dos trabalhadores façam parte dos conselhos de administração das corporações.
Uma das grandes mudanças do mar no mundo das corporações da América nas últimas décadas foi o poder dos acionistas. Há meio século, os acionistas eram essencialmente órgãos vestigiais. Os executivos dirigiam as empresas como achavam conveniente, muitas vezes em consulta com sindicatos e representantes trabalhistas. Os acionistas simplesmente tomaram as rescisões que essas decisões lhes permitiram. Hoje, é revertida: os acionistas e a gerência são essencialmente todos parte da mesma tribo, determinando como as receitas são gastas, e os trabalhadores devem fazer o que quer que seja.
Certamente, existem formas de participação nos lucros que vale a pena perseguir. Mas também é uma tentativa de mitigar os resultados da revolução dos acionistas sem enfrentar diretamente o poder dos acionistas. De muitas maneiras, é uma maneira indireta e indireta de realizar coisas como movimentos trabalhistas, negociações sindicais e salários antiquados, uma vez realizados por uma rota muito mais direta.
Em elogio das tarifas do painel solar de Trump.
Como Donald Trump se tornou Emmanuel Macron.
O scrooge da Europa finalmente aprendeu sua lição?
Em elogio das tarifas do painel solar de Trump.
Os republicanos ficam com os Illuminati cheios.
O exército indonésio comeu cobras, tijolos de cabeça e passou pelo fogo para James Mattis.

Комментариев нет:

Отправить комментарий